
A conferência da International Academy of Family Psychology (IAFP) realizou-se em agosto de 2025, no Japão. Pela primeira vez, o projeto RESPUBLICA ultrapassou as fronteiras nacionais, deslocando-se para outro continente a fim de integrar o debate no domínio da psicologia da família. Representado pela Professora Doutora Paula Mena Matos, Co-PI do projeto, o RESPUBLICA promoveu a discussão internacional através da apresentação do póster científico “Child Poverty in Portugal: Addressing intergenerational processes, family struggles and policy gaps”. Baseado em dados qualitativos recolhidos através de 20 entrevistas semiestruturadas com famílias economicamente carenciadas e cinco grupos focais com profissionais dos Centros de Apoio à Família e Aconselhamento Parental (CAFAP), procurou responder sucintamente a 3 questões: (1) Quais os principais factores que contribuem para a transmissão intergeracional da pobreza em Portugal? (2) Como é que as famílias e os profissionais da linha da frente percecionam e experienciam a implementação das políticas existentes? (3) Que indicadores podem apoiar estratégias de proteção familiar e infantil mais eficazes e responsivas?
Referência Bibliográfica: Carvalho, H., Pereira, A. L.; Gomes, C., Rodrigues, B., & Matos, P. M. (2025). Child Poverty in Portugal: Addressing intergenerational processes, family strugles and policy gaps. Apresentação em poster na conferência International Academy of Family Psychology & 42nd Japanese Association of Family Psychology Conference (Tohoku University)

No dia 25 de junho, realizou-se a 12ª conferência bianual da European Society on Family Relations (ESFR), organizada pela Universidade da Madeira no Funchal, Portugal. Como referem, uma oportunidade única para “estudiosos da família de diversas disciplinas de reunirem”. O XII Congresso da ESFR centrou-se no tema “Famílias através do Espaço e do Tempo”, promovendo um debate interdisciplinar sobre a forma como a investigação científica contribui para compreender a evolução e a adaptação das famílias em diferentes contextos históricos, culturais e geográficos. O encontro reuniu estudos teóricos e empíricos inovadores que analisam as famílias enquanto realidades dinâmicas e responsivas às transformações sociais. Neste âmbito o RESPUBLICA, apresentou “Breaking the cicle of Child Poverty: Narratives from families and professionals working with families in Portugal”, colocando a dialogar dados resultantes dos grupos focais com profissionais CAFAP e das entrevistas com famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
Referência Bibliográfica: Carvalho, H., Pereira, A. L.; Gomes, C., Matos, P. M. (2025). Breaking the Cycle: Family Policies and Child Poverty in Portugal – Insights from RESPUBLICA. Comunicação oral na conferência Families across Space and Time: XII Congress of the European Society on Family Relations, Universidade da Madeira.

Nos dias 28 e 30 de Maio de 2025, o projeto RESPUBLICA teve a oportunidade de participar no XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal. No primeiro dia marcou presença com a comunicação oral “Investigação e participação das crianças na luta contra a pobreza: dados do projeto RESPUBLICA” [1], integrada no simpósio “Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar”. Pela voz da Dra. Helena Carvalho, investigadora principal deste projeto, apresentou-se a metodologia originalmente desenvolvida, discutindo-se os desafios éticos do envolvimento das crianças e os processos decisórios implicados; bem como se partilhou os resultados da recolha de dados de 5 grupos focais (cerca de 30 crianças, 6-12 anos), com base na análise temática. Já no dia 30, o projeto fez-se representar pelo Poster “Pobreza Infantil em Portugal: Scoping Review das políticas e Investigação Científica” [2] que procurou sistematizar as principais ideias recolhidas do mapeamento em desenvolvimento da literatura científica e cinzenta sobre como tem vindo a ser estudada a pobreza infantil em Portugal. Dois momentos de partilha de conhecimento e que contribuíram para fomentar a discussão em torno da problemática central do projeto.
Referências bibliográficas: 1. Carvalho, H., Pereira, A.L., Gomes, C., Guichard, S., Guedes, C., Cadima, J., & Matos, P. M. (2025, May 28–30). Investigação e participação das crianças na luta contra a pobreza: Dados do projeto RESPUBLICA. Comunicação apresentada no simpósio Contributos para a compreensão e (re)humanização da infância: Um olhar sobre o idadismo, classismo e pobreza em crianças em idade escolar, no XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Porto, Portugal.
2. Pereira, A.L., Carvalho, H., Guedes, C., Gomes, C., Matos, P.M. (2025). Pobreza Infantil em Portugal – scoping review das políticas e investigação científica. Comunicação em poster no XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Faculdade de Psicologia e Ciências da educação, Universidade do Porto.

No dia 4 de novembro, às 18 horas, no Auditório 1 da FPCEUP, foi exibido o filme Passámos por Cá (Sorry We Missed You), do cineasta britânico Ken Loach.
A projeção fez-se seguir de um debate sobre os determinantes sociais e económicos da saúde mental, com especial enfoque na pobreza e nas desigualdades sociais com a participação de José Caldas de Almeida, figura incontornável na Saúde Mental em Portugal, e João Francisco Barreto, psicólogo e investigador em psicoterapia (CPUP e ESS-IPPorto) e Cristina Cabeleira (psicóloga e psicoterapeuta com vasta experiência na área da proteção infantil em Portugal).
Evento realizado no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental e do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e no âmbito dos projetos RESPUBLICA (PRR) e RESIL(SC)IENCE (Fundação La Caixa).
