Atividades

No dia 8 de novembro, o projeto Resil(sc)ience marcou presença no I Encontro do Serviço de Psicologia da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, onde apresentou e discutiu o trabalho “Saude Mental em Portugal: Uma Proposta de Quadro Conceptual e Indicadores para uma Ferramenta de Monitorização“.

 

RESUMO

O presente estudo apresenta uma ferramenta de monitorização da SM. Esta ferramenta integra três módulos, abrangendo indicadores socioeconômicos, como condições de vida e habitação; indicadores de caracterização da SM, nomeadamente bem-estar, ansiedade, depressão, psicose, stress pós-traumático, suicido e comportamentos aditivos; e indicadores referentes a fatores de risco e proteção, como o stress tóxico, capital social, ou confiança nas instituições. Esta ferramenta tem como objetivo não apenas fornecer uma base robusta para a monitorização da SM em Portugal, mas também orientar a formulação de políticas públicas que abordem as desigualdades estruturais e promovam o bem-estar mental.

No dia 4 de novembro, no Auditório 1 da FPCEUP, foi exibido o filme Passámos por Cá (Sorry We Missed You), do cineasta britânico Ken Loach

A projeção foi seguida de um debate sobre os determinantes sociais e económicos da saúde mental, com especial enfoque na pobreza e nas desigualdades sociais com a participação de José Caldas de Almeida, figura incontornável na Saúde Mental em Portugal,  João Francisco Barreto, psicólogo e investigador em psicoterapia (CPUP e ESS-IPPorto), e Cristina Cabeleira (psicóloga, psicoterapeuta, com vasta experiência na área da proteção infantil).

No dia 4 de julho, na Alfandega do Porto, a equipa do Resil(sc)ience participou no painel “Direito à Saúde Mental? Intervenções Intersectoriais, Investigadores e Políticas do Trabalho” no âmbito do Encontro Ciência24. Este painel contou com docentes e investigadores do Centro de Psicologia da Universidade do Porto, da ProChild Colab, e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. 

No dia 19 de abril, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, decorreu o 5th International Mental Health Meeting of Romão de Sousa Foundation subjugado ao tema “Slow Psyquiaty: Human Ryghts and Democratic Mental Health. O projeto Resil(sc)ience foi apresentado e discutido no âmbito deste evento internacional.