Equipa

…e Porque Lutamos. Na nossa diferença encontramos força para a complexidade desta nossa missão comum. 

Helena Carvalho (Investigadora principal): Sou a Helena e sou investigadora interessada no muito que partilhamos enquanto seres humanos. Tenho estudado os contextos que nos aproximam da exclusão, da doença e do desvio e em todos eles encontro a desigualdade e a injustiça social.

Paula Mena Matos (CoPI): As relações humanas são nucleares para o desenvolvimento e a adaptação psicossocial. Sou professora e investigadora da U.Porto, e interesso-me particularmente pelas dinâmicas relacionais que ocorrem em diferentes contextos bem como pelas estratégias de regulação emocional usadas pelas pessoas face a acontecimentos e transições de vida. Chamo-me Paula.

Filipa Nunes: Sou a Filipa, uma jovem investigadora preocupada sobretudo com questões desenvolvimentais, tomando em consideração os diferentes contextos de vida dos jovens, as suas dinâmicas relacionais e aspetos inerentes à sua saúde mental.

Isabel Narciso: Sou a Isabel Narciso, docente e investigadora na FPUL e terapeuta familiar… há basicamente 40 anos!!!!! Na Psicologia da Família e Intervenção Familiar, interesso-me especialmente pelo estudo de (e intervenção com) pessoas e famílias em situações de elevado stress, risco e perigo, particularmente adversidades associadas a contextos de desvantagem económica e social. 

Joana Cadima: Sou a Joana e estudo como é que os professores e educadores de infância podem apoiar as crianças a crescer e desenvolver-se.  Trabalho também com escolas de modo a fazer face a situações de desigualdade social e socioeconómica e a dar as melhores oportunidades a todas as crianças.

Paulo Delgado: Como investigador, nunca resolvi nenhum mistério ou problema. Mas fui sendo capaz de fazer melhores perguntas. Como e porquê indaga o investigador? Precisamente para fazer melhores perguntas.  É este o aliciante para participar neste projeto sobre a pobreza infantil em Portugal, aprender e partilhar, para poder perguntar de modo sistemático e mais certeiro. Para quê perguntar? Porque, nas perguntas, quando são bem feitas, estão sempre escondidas as pistas que podem ajudar a encontrar as respostas.

Tiago Ferreira: Sou o Tiago e estudo o desenvolvimento socioemocional na infância. Tenho explorado como as ligações com mães, pais e educadores influenciam competências fundamentais como a autorregulação, a regulação emocional e o comportamento pró-social. Acredito na ciência como uma ferramenta poderosa para promover um desenvolvimento humano mais positivo e uma infância mais inclusiva e cidadã. 

Ana Sofia Guichard: Sou a Sofia e estudo como as crianças se desenvolvem e aprendem. Gosto de fazer questões e de ouvir as crianças sobre temas como a pobreza e a diversidade cultural, e de colaborar com os seus professores para criar escolas mais divertidas, justas e inclusivas.

Carolina Guedes: O meu nome é Carolina e tenho tentado perceber melhor como as crianças se desenvolvem. Tenho aprendido muito através da observação das crianças no seu dia-a-dia, por exemplo enquanto brincam com os seus amigos na creche ou no jardim-de-infância. Para além disso, acompanhar contextos educativos e perceber aquilo que os torna contextos de qualidade tem sido uma vertente muito gratificante do meu trabalho.  

Ana Lídia Pereira: Olá sou a Lídia! Desde pequena curiosa em relação a tudo quanto faz a nossa existência, sou a artista que sonha dar palco a diversas histórias e a jovem educadora e investigadora que acredita que é possível fazer mais e melhor por meio da poesia, da ciência e da educação.

Catarina Gomes: Sou a Catarina, uma jovem investigadora e estagiária profissional de Psicologia. Desde cedo, a arte e ciência têm-me fascinado, pelo que atualmente desafio-me na investigação e intervenção em controlo social, comportamento desviante e com públicos em situação de vulnerabilidade.